Estradas foram bloqueadas e muitas pessoas não conseguiram sair de suas casas.
Cidades como Brasília, Goiânia, Ribeirão Preto (SP) e Uberlândia (MG) acordaram neste domingo (25) cobertas de fumaça. Em Goiânia, a visibilidade era tão ruim que os voos foram cancelados pela manhã. Em Ribeirão Preto, que vive momento crítico por causa dos incêndios, o aeroporto está fechado desde sábado (24).
Na maioria dos casos, a fumaça vem de incêndios nas proximidades. Há dias, uma corrente de vento também carrega fuligem de incêndios florestais que ocorrem em regiões mais distantes, como a Amazônia e o Pantanal. O tempo seco dificultou a dispersão da fumaça e aumentou o risco de incêndios em vários pontos do país.
Em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, o aeroporto Doutor Leite Lopes foi fechado e pousos e decolagens cancelados na manhã deste domingo (25). A cidade foi uma das mais afetadas pelos incêndios neste final de semana e enfrenta um momento crítico.
Boletim da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) indica que a qualidade do ar em Ribeirão Preto atingiu nível péssimo neste domingo. A Cetesb orienta que pessoas com doenças cardíacas ou pulmonares, idosos e crianças evitem qualquer esforço físico ao ar livre; O restante da população deve evitar esforços físicos intensos ao ar livre.
No sábado, casas foram evacuadas, estradas foram bloqueadas e muitas pessoas não conseguiram sair de suas casas. A poluição extrema deixou os moradores com dificuldades para respirar. O aeroporto estava fora de operação e houve picos no fornecimento de eletricidade e água.
Uma aeronave modelo KC-390 Millenium, da Força Aérea Brasileira (FAB), chegou a Ribeirão Preto (SP) por volta da meia-noite deste domingo, para ajudar no combate aos incêndios que atingem a região desde quinta-feira. O governo do estado de São Paulo informou também que reforçará a operação nas cidades do interior e instalará um posto avançado na Base Aérea da Polícia Militar, em Ribeirão Preto.
O meteorologista explicou ainda que esse fluxo de ventos, além de transportar a umidade do ar, está transportando a fumaça das queimadas que vêm ocorrendo no país, inclusive no Centro-Oeste e em Goiás. A expectativa é que Goiânia fique coberta de fumaça por até dois ou três dias, melhorando gradativamente.