Avião com 62 pessoas a bordo cai em Vinhedo SP.
Avião com 62 pessoas a bordo cai em Vinhedo e não há sobreviventes
A informação sobre as vítimas foi confirmada pela Câmara Municipal de Vinhedo. A aeronave turboélice seguia de Cascavel (PR) para Guarulhos (SP).
Câmara Municipal de Vinhedo afirma que não há sobreviventes da queda do avião
Um avião com 58 passageiros e quatro tripulantes, com um total de 62 pessoas a bordo, caiu em um condomínio no bairro da Capela, em Vinhedo (SP), no início da tarde desta sexta-feira (9). Não houve sobreviventes.
Inicialmente, a Voepass informou que 61 pessoas morreram após a queda do avião. Na manhã deste sábado (10), o número de mortos subiu para 62.
A companhia aérea divulgou uma lista com os nomes das pessoas que estavam no avião no final da tarde. Este é o acidente aéreo com maior número de vítimas desde a tragédia da TAM em 2007, no aeroporto de Congonhas, quando houve 199 mortes.
Segundo a Voepass Linhas Aéreas, antiga Passaredo, companhia aérea proprietária da aeronave, as vítimas estavam em um avião de passageiros turboélice, modelo ATR-72, que saiu de Cascavel (PR) às 11h58 com destino a Guarulhos (SP). Veja a nota completa da empresa no final do relatório.
Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), o voo ocorreu dentro da normalidade até as 13h20, mas a partir de 13h21, a aeronave não atendeu aos chamados da torre de São Paulo, nem declarou emergência ou informou estar em condições climáticas adversas. “A perda de contato com o radar ocorreu às 13h22.”
Às 13h21, a aeronave não atendeu aos chamados da torre de São Paulo, nem declarou emergência ou informou estar em condições climáticas adversas. “A perda de contato com o radar ocorreu às 13h22.”
Especialistas explicam hipóteses de acúmulo de gelo na asa de avião que caiu em Vinhedo; entender
A companhia aérea disse em um comunicado que o avião que caiu estava em condições de aeronavegabilidade e sem restrições. O Cenipa, órgão aeronáutico responsável pela investigação do acidente, afirmou em entrevista coletiva que ainda é prematuro especificar as causas do acidente.
A FAB confirmou esta tarde que encontrou as caixas-pretas e as enviará para Brasília.
A Anac informou que a aeronave estava em boas condições de operação, com certificados de registro e aeronavegabilidade válidos, além da tripulação com documentação atualizada.
A Prefeitura de Vinhedo informou que não há sobreviventes do acidente. O governo de São Paulo afirma que está enviando reforços ao local e montou um posto de comando avançado para apoiar as equipes policiais.
“A Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC), as Polícias Civil e Militar estão mobilizadas para resgatar as vítimas. Equipes do Instituto Médico Legal (IML) e responsáveis pela remoção de cadáveres também foram enviadas para reforçar o trabalho”, informou o governo de SP.
Segundo o secretário de Segurança de Vinhedo, Osmir Cruz, a aeronave caiu perto de uma residência com moradores dentro, mas ninguém no solo ficou ferido.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) lamentou o acidente e disse que monitorará “o atendimento da empresa às vítimas e seus familiares, bem como adotará as medidas necessárias para apurar a situação da aeronave e dos tripulantes”.
A Polícia Federal abriu inquérito para apurar o acidente. A corporação montou um “gabinete de crise” na casa de um morador do condomínio onde ocorreu a tragédia.
Veja também nosso site parceiro: Revista Oeste